Escolas de Samba




Escola de samba é um tipo de agremiação de cunho popular que se caracteriza pelo canto e dança do samba, quase sempre com intuito competitivo.

Sendo um tipo de associação originário da cidade do Rio de Janeiro, as escolas de samba se apresentam em espetáculos públicos, em forma de cortejo, onde representam um enredo, ao som de um samba-enredo, acompanhado por uma bateria; seus componentes - que podem ser algumas centenas ou até milhares - usam fantasias alusivas ao tema proposto, sendo que a maioria destes desfila a pé e uma minoria desfila sobre "carros", onde também são colocadas esculturas de papel machê, além de outros adereços.

Em São Luiís tudo começou com a Turma de Mangueira que  escola de samba mais antiga do eixo Norte-Nordeste brasileiro, tendo sido fundada em 1929 e localizando-se no bairro de João Paulo.

O seu hino é considerado um dos melhores samba da história caranavalesca do Estado do Maranhão, samba cantado em 1979, quando falou de seus 50 anos de existência. As cores da Escola são o verde e rosa, as mesmas da Mangueira do Rio de Janeiro.