Caldeirão de ritmos


São Luís expressa a mais autêntica cultura brasileira, fruto do casamento perfeito entre as três raças matrizes que engendraram o povo brasileiro. É uma mistura única de Norte-Nordeste e culturalmente, marcado pelas heranças indígena, branca e forte presença negra, evidenciada pela principalmente pela sua cultura popular, um verdadeiro caldeirão de ritmos, talentos e cores.

A capital, São Luís, patrimônio da humanidade, pela sua riqueza cultural é a capital com a maior população proporcionalmente negra, cafuza, cabocla e mulata do país. O Maranhão é o estado mais miscigenado do Brasil,

Tem um carnaval autêntico com variadas e ricas manifestações da cultura popular, passando pelas escolas e turmas de samba, blocos organizados, blocos alternativos, tribos de índios, tambor de crioula, blocos de sujos, fofões, casinha da roça. Com destaque para os blocos tradicionais, ritmo e formas de brincar prório da ilha de São Luís, surgido na década de 1930.

As festas juninas, que na verdade se antecipam e começam já em maio, com os tradicionais ensaios dos grupos de bumba-meu-boi, são consideradas, hoje em dia, as melhores do país. O São João do Maranhão é um espetáculo cultural à parte na beleza e autenticidade de suas danças, folguedos, ritmos, tambores, batuques e brincadeiras, que parecem infinitos.

A afinidade cultural e proximidade com o Caribe é forte (constitui o "caribe brasileiro"juntamente com os estados do Pará e Amapá) e os ritmos caribenhos são tão presentes no Maranhão que São Luís é considerada a capital brasileira do reggae, que aqui ganhou peculiaridades regionais e já se incorporou à cultura local.